Sem mãos nem pés durante 190 km! Hyundai bateu recorde autónomo

Os Jogos Olímpicos de Inverno deste ano ainda não começaram e já foi estabelecido um novo recorde do Mundo em Pyeongchang (Coreia do Sul), onde estarão sediados! Não na neve nem no gelo mas… no asfalto, onde a Hyundai conseguiu que uma caravana de cinco automóveis com tecnologia de condução autónoma de nível 4 conseguisse percorrer a maior distância de sempre sem qualquer intervenção humana: 190 km!

A caravana era composta por três Nexo – o "crossover" recentemente apresentado que funciona a hidrogénio ("fuel cell") e será comercializado na Coreia no próximo mês – e dois Genesis G80. Todos equipados com a mais recente tecnologia da marca para a condução autónoma que conta com câmaras, radares e lidares, um sistema que tem um funcionamento semelhante ao do radar mas que usa feixes de luz, como o laser, em vez de ondas de rádio.

Os carros saíram da capital Seul em direcção à sede dos Jogos Olímpicos, Pyeongchang, e os seus condutores apenas tiveram de carregar, em simultâneo, nos botões "cruise" e "set" no volante para entrar no modo autónomo de nível 4. Ou seja, um nível em que o condutor já praticamente não precisa de fazer nada, embora não se deva abstrair totalmente do que o carro está a fazer. Só nível 5 o permitirá…

Os maiores cuidados na programação desta viagem de 190 km foi com os sensores exteriores para conseguirem ler com a precisão máxima tudo o que se passava em redor do carro, de forma a que ele se comportasse correctamente nos cruzamentos e nas passagens pelas portagens automáticas. Também houve cautelas especiais em conseguir manter uma correcta localização dos veículos em zonas onde o sinal de GPS sofria falhas, como sucedeu nalguns túneis mais longos…

No final, a viagem correu sem falhas, conseguindo os veículos autónomos rolar em auto-estrada a velocidades de 110 km/h, ultrapassar automóveis mais lentos, mudar de faixa quando o "cérebro" do carro achou necessário e passar nas portagens tipo Via Verde sem quaisquer complicações. Ao fim de 190 km, chegavam… olimpicamente a Pyeongchang!

Dentro de uma década sorriremos ao reler esta notícia mas, por agora, foi de facto um feito a mostrar os rápidos avanços que a condução autónoma está a fazer, de dia para dia! A Hyundai anuncia que o sistema de condução autónoma de nível 4 (este) estará pronto a ser comercializado em 2021, enquanto o de nível 5 – aquele em que poderemos ir a ler um livro ou a ver um filme, mesmo se estivermos ao volante… que já nem será necessário! – deverá estar pronto em 2030.

Artigos Relacionados

Estes artigos podem interessar:

Hyundai Kauai eléctrico apresentado no fim do mês
Em destaque